Alagoinhas: SEDUC realiza atividades para alunos da Prova Brasil 2013

Prevenir para remediar. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) ao iniciar hoje, 05, a provinha da 7° Série (oitavo ano) em diversos colégios da rede municipal, visando um bom aproveitamento dos alunos na Prova Brasil, em 2013, com alunos da 8° Série (nono ano). Amanhã, 06, começa a provinha no Fundamental I (quarta série ou quinto ano).
As unidades que se submeteram, nessa quarta-feira, 05, às questões de português e matemática foram os colégios Municipal de Alagoinhas (CMA), Murilo Cavalcante e o Jairo Azi, em Riacho da Guia. Nessa quinta-feira, 06, será a vez do Colégio Miguel Fontes e, novamente, o Jairo Azi (outras turmas). Na segunda-feira, 10, os alunos do Colégio Irene Andrade se submetem à provinha.
Para Suyane Pinho, coordenadora pedagógica da SEDUC, a provinha é um diagnóstico dos alunos visando a Prova Brasil 2013, da 8ª Série (nono ano). “Serão esses mesmos alunos que farão a prova e a SEDUC tem interesse que o município melhore, nacionalmente, o seu índice no Fundamental II; nesse caso, fortalecendo o ensino”.

A estudante Alane Sales, da 7ª C, do CMA, considerou a provinha fácil e elogiou o ensino na unidade de ensino que tem como diretora Rosemeire Souza. Esse é o primeiro ano de avaliação e a SEDUC, após o diagnóstico, disponibilizará ações para aprimorar o aprendizado dessas turmas.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino do sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental e na terceira série do Ensino Médio, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes informam sobre fatores de contexto associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários sobre perfil profissional e de condições de trabalho. A partir da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação definem ações para aprimorar a qualidade da educação. Os dados também estão disponíveis à sociedade.

Fonte: ASCOM – Assessoria de Comunicação

Siga o Portal Alagoinhas News no Google Notícias e Instagram para receber as principais notícias do dia em primeira mão.