segunda-feira, junho 11, 2018

Governo do Estado beneficia comunidades quilombolas de Alagoinhas com unidades habitacionais

 segunda-feira, junho 11, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

As cinco comunidades quilombolas de Alagoinhas estão em festa após a assinatura da ordem de serviço para construção de 40 unidades habitacionais. O evento foi realizado nesta sexta-feira (8), na Câmara de Vereadores de Alagoinhas, paralelamente à entrega da Policlínica Regional de Saúde de Alagoinhas, realizada pelo governador Rui Costa.

Cosme Avelino dos Santos, 42 anos, morador da Comunidade do Catuzinho, acredita que a realidade de vida das famílias quilombolas do município serão transformadas. “Sempre vivemos em casas de taipa. Ter uma casa digna é a certeza do fim do nosso sofrimento. Agora teremos qualidade de vida. Isso é ter saúde. Poderemos cuidar melhor da nossa produção. A casa tem água, tem luz. Vamos melhorar nossa renda e fortalecer a agricultura familiar”.

O benefício é resultado de uma ação estratégica e transversal realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Secretaria de Promoção de Igualdade Racial (Sepromi), pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, que tem o objetivo de fortalecer o meio rural, em atendimento às demandas apresentadas pelos povos e comunidades tradicionais, para a construção de unidades habitacionais.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, explicou que a ação reafirma o compromisso firmado durante o Plano de Governo com os Povos e Comunidades Tradicionais, que tem como prioridades a inclusão, reparação e, acima de tudo, uma política de fortalecimento da igualdade no Estado da Bahia. “As habitações, no caso específico dos quilombolas, são uma garantia de maior produção e produtividade no processo de subsistência dos remanescentes de quilombos, pessoas que vivem até hoje em casebres despossuídos de infraestrutura mínima de higiene e sanitária. Com a celebração dessa ordem de serviço, eles terão o direito constitucional de morar bem, em uma casa de alvenaria, madeira cerrada, que dignificarão o seu dia a dia para a garantia do desenvolvimento das suas comunidades e a qualidade de vida das suas famílias”, afirmou. 

A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, sinalizou a relevância de olhar os territórios. “Importante abraçar as comunidades daqui de Alagoinhas e de todo Território Litoral Norte e Agreste Baiano para entregar estas unidades habitacionais. Elas impactam, estruturalmente, na qualidade de vida dos segmentos quilombolas e povos tradicionais. É nosso papel buscar formas para melhorar as condições de vida de nossa gente”.

Presente no evento, a secretária de Cultura, Arany Santana, destacou a importância da transversalidade de ações para o fortalecimento das comunidades quilombolas. “Esta ação que está sendo realizada pela SDR e pela Sepromi, é muito importante para o nosso povo. É preciso assegurar que eles possam usufruir desse direito fundamental que é a moradia para todo e qualquer ser humano”.

Convênio 

A construção das unidades habitacionais para os Povos e Comunidades Tradicionais é consequência de convênio, firmado entre a SDR/CAR com a Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (Cooperhabitar). Com investimento de mais de R$ 10 milhões, oriundos do Governo do Estado, serão construídas 220 unidades habitacionais, em quatro territórios de identidade da Bahia, contemplando sete municípios em 10 comunidades.

O benefício mudará a realidade de vida das famílias de agricultores familiares quilombolas dos seguintes municípios, nos respectivos Territórios de Identidade: Serra do Ramalho, no Velho Chico; Caetité, Sertão Produtivo; Alagoinhas, Aramari, Araçás e Entre Rios, no Litoral Norte e Agreste Baiano e Cachoeira, localizados no Recôncavo.

Fonte: ASCOM 


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top