domingo, maio 06, 2018

Artesãs de Catu falam da importância da Feira do Artesanato na geração de emprego e renda

 domingo, maio 06, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

A cultura de um povo nunca foi tão importante para o desenvolvimento de uma cidade. A dança, as crenças, as vestimentas tudo isso e muito mais promovem uma  grande diversidade para a construção de uma nação. Um grande exemplo disso é o artesanato que se destaca em Catu como um trabalho muito delicado de resultados excelentes.

Na tarde dessa sexta-feira (04/05), a Prefeitura de Catu através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos( SDSDH)  promoveu a exposição dos trabalhos de artesãos do município que há tempos desenvolvem belíssimas artes manuais.

Há mais de três anos trabalhando como artesã, Andreia Nery (38) contou ao Catu Notícias o quanto “ama de coração” o seu trabalho e o quanto as suas artes são valorizadas com a Feira promovida pela prefeitura. “Eu vejo essa exposição como algo muito bom, valoriza bastante o nosso trabalho aqui em Catu. Valorizou os trabalhos dos artesãos.” Sobre as suas expectativas após a exposição da feira, Andreia disse que espera que daqui para frente esse trabalho cresça cada vez mais e mais para continuar gerando uma fonte de renda, principalmente para as mulheres. “Arranjà dinheiro e trabalho está difícil e com essas exposições nós vemos uma oportunidade de demonstrar nosso talento através do artesanato”, pontuou Andreia.

Além de Andreia, outras mulheres, com diversos talentos demonstrados em suas artes, também aproveitaram para exibir seus preciosos trabalhos, como é o caso de Nair Oliva. A artesã é a fundadora da Associação Beneficente Vamos Dar as Mãos, que desde 1961 realiza trabalhos voluntários para a comunidade catuense. Nair nos conta o quão é gratificante seu trabalho, mas ainda vê dificuldades no reconhecimento dos artesanatos pela própria comunidade. Junto a ela,  Aldeneide Alves, coordenadora  do Acessuas Trabalho, programa federal em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Humano, contemplam papéis fundamentais na expansão dos trabalhos artesanais no município com a Feira. “Uma forma de mostrar visibilidade aos artesãos sobre o quanto é bonito o trabalho deles.”

A vereadora Pró Dilza esteve no evento para prestigiar de perto o trabalho das artesãs e tem boas expectativas sobre a feira para o município e principalmente para as artesãs. “Gostaria de parabenizar a Secretaria de Ação Social e a presidência do projeto social que trouxe para o município, em parceria com a SDSDH, a Feira Artesã. São belíssimas artes, não resisti e acabei comprando uma.” brincou a vereadora.

“É uma grande oportunidade para a população que ainda não conhece os projetos de artesanato em Catu passar pela praça para ter conhecimento sobre o trabalho. Quem passa pela praça com os filhos, com a família, sai do trabalho, da escola pode passar pela Feira para adquirirem o artesanato. Isso movimenta o comércio.” A vereadora contou que tem algumas propostas para os artesãos. “Para ter maior comercialização e para que os projetos sejam mais divulgados a secretaria tem a intenção de estar divulgando essas Feiras ao longo dos anos para ajudar as artesãs a mostrarem suas belas artes em Catu.” A ideia da SDSDH é continuar divulgando anualmente os projetos artesanais no município.

Fonte/Foto: Catu Notícias


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top