terça-feira, abril 24, 2018

Deputado Joseildo busca melhorias no abastecimento de água para Entre Rios, Conceição da Feira, Terra Nova e Ibipeba

 terça-feira, abril 24, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Para tentar solucionar problemas com abastecimento de água enfrentados pela população dos municípios de Entre Rios, Conceição da Feira, Terra Nova e Ibipeba, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) esteve, nesta segunda-feira (23), com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz. Também participaram da reunião, dentre outras lideranças, os prefeitos de Entre Rios, Elízio Simões (PDT), e de Ibipeba, Demóstenes de Souza (PSL); e o presidente da Câmara de Vereadores de Conceição da Feira, Adriano Melo (PT).

Para Entre Rios, o prefeito Elízio Simões solicitou extensão de rede para abastecer a localidade de Sítio Novo. “Este povoado fica bem próximo do ponto de captação de água do distrito de Subaúma. A ideia é que aproveite essa ligação para levar água até Sítio Novo”, disse. Cedraz garantiu uma visita técnica de sua equipe na primeira quinzena de maio para avaliar as condições do sistema e a viabilidade de operação pela Embasa, já que o atual é antigo e foi construído pela Cerb.

O problema de Terra Nova foi apresentado pelo deputado Joseildo. Diversas localidades do município hoje sofrem com a falta de abastecimento, já que a quantidade de água que a central de tratamento de Amélia Rodrigues processa é insuficiente para atender a região. “A central tem capacidade de tratar 70 litros de água por segundo, sendo que o ideal para a atender a população seria de 100. Para Terra Nova, por exemplo, seriam necessários 20 litros por segundo e só está recebendo 8 litros”, explicou. O presidente da Embasa afirmou que já está sendo construída uma nova adutora e a previsão de conclusão é para setembro.

Para o município de Ibipeba, o prefeito Demóstenes de Souza solicitou extensão da rede de abastecimento de água para diversas localidades. O presidente da Embasa explicou que, em 2006, foram feitos alguns levantamentos na área e que o valor havia sido muito alto, principalmente por conta da distância entre ospovoados. “Trata-se de um município razoavelmente extenso, mas vamos fazer um novo levantamento e estudar a viabilidade para atender o maior número possível de localidades o mais breve possível”, afirmou.

Conceição da Feira

Para finalizar as demandas, o vereador Adriano falou sobre a dificuldade de aprovar, na Câmara de Vereadores, o convênio proposto pela Embasa para passar a atender o município. “É necessário olhar Conceição da Feira de forma diferenciada porque abriga a estação de tratamento que abastece Feira de Santana e uma parte de Salvador. A dificuldade na aprovação está na falta de um prazo estabelecido no convênio e a falta de garantia de investimentos por parte da empresa em nossa região”, avaliou.

Cedraz explicou que os convênios, de uma maneira geral, não possuem prazo. “O documento que especifica o prazo é o contrato, que é feito após assinatura do convênio e aprovação de Plano de Saneamento Municipal”, afirmou. Além disso, ele esclareceu que os investimentos só podem ser feitos após a parceria ser concretizada. “Quanto mais demora para fecharmos, mais prejuízos o município pode ter porque ficamos de mãos atadas para desenvolver as ações de melhorias”, finalizou. Adriano se comprometeu em conversar com os vereadores a fim de esclarecer cada ponto explicado pelo presidente.

Fonte: ASCOM JOSEILDO


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top