quarta-feira, abril 25, 2018

Alagoinhas: Secretaria Municipal de Saúde promove ação educativa nas unidades básicas e intensifica a realização de exames

 quarta-feira, abril 25, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Na semana de prevenção e combate à hipertensão, marcada pelo dia 26 de abril, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), vai intensificar as ações realizadas pela equipe para conscientizar a população quanto aos riscos de doenças do sistema cardiovascular.

De acordo com representantes da SESAU, nesta quarta-feira (25), uma força-tarefa com profissionais da saúde deve realizar ecocardiogramas e exames duplex scan de carótidas e vertebrais, disponibilizados no Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH), como parte da ação desenvolvida pelo poder público municipal.

Na quinta-feira (26), Dia Nacional de Combate à Hipertensão, a SESAU promove atividades educativas de prevenção em todas as unidades de saúde e propõe debates sobre as formas de complicação da doença que podem alterar significativamente a qualidade de vida do cidadão.

Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão mata 300 mil indivíduos anualmente, 30 por hora, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), e o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde informa que a doença afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

Segundo profissionais da área, entre os fatores de risco estão o tabagismo, hábitos alimentares irregulares, obesidade, hereditariedade, diabetes e envelhecimento. A Hipertensão Arterial também aumenta as chances da ocorrência de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual e outras complicações.

Com as ações desenvolvidas ao longo dessa semana em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde pretende alertar a população, mostrar a importância da atenção aos cuidados no trato do sistema cardiovascular e também atender a uma demanda que, de acordo com a SESAU, estava reprimida no setor.

A Secretaria informou que, para ter acesso ao atendimento no CAIDH, quarta-feira, é necessário que o indivíduo apresente documento de identidade, cartão do SUS e a guia de solicitação do exame com carimbo da regulação.

Fonte: SECOM PMA


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top