terça-feira, abril 24, 2018

Alagoinhas: Prefeitura concentra grande ação no domingo e leva melhorias à comunidade do Ponto do Beiju

 terça-feira, abril 24, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

O último final de semana começou agitado para a comunidade do Ponto do Beiju. É que a Prefeitura Municipal preparou, ontem (22), três grandes ações de investimento do poder público municipal com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

A operação teve início às 7h, com atendimentos oferecidos pela 1ª edição da Ouvidoria Rural de 2018, até então inédita para a comunidade do Ponto do Beiju. A atividade, que levou serviços de estética, tratamentos de beleza, exames laboratoriais, consultas odontológicas e atendimento médico à população, foi realizada na Escola Luzia Margarida Pinto, reinaugurada, na ocasião, pela Secretaria de Educação, que executou a reforma completa da unidade de ensino.

E, como o trabalho entre os setores internos da prefeitura caminha de forma integrada, a gestão municipal aproveitou a oportunidade para entregar oficialmente a estrada de Baixão do Ponto do Beiju, que dá acesso à localidade.

Esforços de três instâncias municipais concentrados em um só dia para melhorar a qualidade de vida do cidadão que mora na zona rural. “A gente trabalha diuturnamente, inclusive nos finais de semana, para entregar obras à população alagoinhense, tanto na zona urbana, como na zona rural. Fico muito feliz com isso. São 3 momentos importantes”, afirmou o prefeito Joaquim Neto, que aproveitou a oportunidade para atender ao pedido da comunidade e anunciar a construção de mais 2 salas na escola Luzia Margarida Pinto.

“O prefeito determinou a construção de 2 salas aqui na Luzia Margarida Pinto, justamente para atender também as crianças dos grupos 3 e 4. Para a gente, como educador, isso é super importante. Em muitos governos, a gente vê a preferência do investimento na sede em detrimento da zona rural, e isso não acontece na gestão Joaquim Neto”, destacou o secretário de Educação, Fabrício Faro.

Na escola Luzia Margarida Pinto, que atende atualmente 150 alunos, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou não apenas a construção do novo padrão de muro, mas todo o trabalho de manutenção, com pintura interna e externa, substituição de portas e fechaduras, recuperação de calçadas, melhoria na rede de esgotamento e instalações elétricas.

Com a revitalização completa da unidade escolar, a diretora Nadja Alves Santos sente que a Prefeitura tem se preocupado em não desviar o foco do investimento na rede pública de ensino. “A escola tinha um muro com cerca de estaca. Um muro já bastante velho e foi feita esta reforma. Está todo mundo radiante, porque foi feita uma reforma geral. Gostaria de agradecer à Secretaria de Educação, pelo novo olhar que deu a essa escola, e ao prefeito do município, porque a gente sabe que tudo aconteceu porque ele mandou, ele se preocupou em dar uma nova visão para a educação. A Escola Luzia Margarida Pinto agradece, a comunidade do Ponto do Beiju agradece”, enfatizou a diretora.

Quem também considerou positiva a ação do último domingo, na escola reinaugurada, foi a moradora Maria Júlia Filgueiras. “Estou achando ótimo. Na Ouvidoria de hoje, já verifiquei pressão, fiz teste de glicemia, exame de sangue. Também já recadastrei o bolsa família, fiz o DAP da minha terrinha e agora estou na fila para o médico. Acho ótimo porque, para fazer isso tudo, a gente precisa se deslocar, sair bem cedo. Médico mesmo, a gente tem que sair para o posto muito cedo, senão não consegue, então acho fundamental uma unidade móvel como essa aqui na comunidade”, comentou.

A Ouvidoria Rural no Ponto do Beiju computou, das 7h às 13h, um total de 1.100 atendimentos, entre serviços prestados à comunidade e registros de manifestações junto aos estandes das secretarias municipais. Segundo o ouvidor David Ribeiro, a ação no Ponto do Beiju entrará para a história da cidade. “São diversos pontos que eu poderia destacar, mas vou resumir em inclusão. Estamos incluindo a população no processo de gestão. O prefeito Joaquim Neto prioriza esse tipo de ação de inclusão e de participação popular. Ele sempre nos cobra que a população esteja sendo bem tratada, então estamos cumprindo as orientações do prefeito Joaquim Neto e, graças a Deus, através dessas ações, as metas estão sendo estabelecidas e cumpridas. O principal ponto é inclusão e participação da comunidade”, ressaltou.

Participação e reivindicação popular que se transformam em ação concreta atendida pela prefeitura, como no caso da estrada de Baixão do Ponto do Beiju, que dá acesso à localidade. “Essa estrada foi uma reivindicação da comunidade. Quando viemos fazer uma vistoria, identificamos que a estrada estava praticamente intrafegável para os veículos. Era uma estrada muito estreita, tinha muito mato tomando conta, inclusive soube que o ônibus não entrava. E, como vimos que aqui é uma região que tem uma concentração de casas grande, fizemos uma estrada diferenciada, toda ela com material que a gente chama de solo brita, e isso foi espalhado em todo o leito da estrada. Isso causou um impacto muito positivo”, pontuou o secretário de agricultura, Geraldo Almeida.

A atuação integrada que culminou com a entrega da estrada vicinal, a reinauguração da escola reformada e o atendimento da Ouvidoria Rural contou com a participação dos secretários e subsecretários responsáveis pelas pastas municipais, que acompanharam o prefeito na manhã de domingo e aproveitaram para dialogar com a comunidade. Estiveram presentes também o presidente da Câmara, Roberto Torres, e os vereadores Luciano Almeida e Raimundo Alves dos Santos, conhecido como Gode.

O prefeito Joaquim Neto informou que vai continuar trabalhando para levar melhorias a diferentes pontos do município e convidou a população para a ação em outra comunidade rural, a Capoeira. No próximo final de semana, segundo ele, a prefeitura entrega a Escola Municipal Érico Veríssimo, totalmente construída com recursos do fundo municipal. “Seguimos entregando, a cada semana, uma nova obra à população alagoinhense”, finalizou.

Unidade Móvel de Saúde registra mais de 100 procedimentos odontológicos e 69 atendimentos médicos na ação da Ouvidoria Rural

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou, no último domingo (22), uma ação em apoio ao programa “Ouvidoria nos Bairros”, promovido pela Ouvidoria Municipal que, nesta edição, ofereceu serviços de atendimento à comunidade do Ponto do Beiju, na zona rural.

A SESAU disponibilizou a unidade móvel de saúde e uma equipe completa preparada para realizar exames, atendimentos médicos, procedimentos odontológicos e vacinação.

Durante a ação, que começou às 7h e terminou às 13h, profissionais da secretaria realizaram 27 atendimentos odontológicos e 109 procedimentos de odontologia. Só nesse período, a SESAU computou também 69 atendimentos médicos e 40 pessoas vacinadas na unidade móvel, beneficiando centenas de moradores da região.

Gente como Dona Maria Júlia Filgueiras, que mora na zona rural e aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dia. “Estou achando ótimo. Já verifiquei pressão, fiz teste de glicemia, exame de sangue. Também já recadastrei o bolsa família, fiz o DAP da minha terrinha e agora estou na fila para o médico. Acho ótimo porque, para fazer isso tudo, a gente precisa se deslocar, sair bem cedo. Médico mesmo, a gente tem que sair para o posto muito cedo, senão não consegue, então acho fundamental uma unidade móvel dessa aqui na comunidade”, explicou a moradora durante a Ouvidoria Rural.

Quem também aprovou a ação da SESAU foi Rosimeire Bispo dos Santos, que passou pelo atendimento médico e levou o filho para a consulta na unidade. “Nasci e me criei aqui. Vim fazer exame de sangue e de urina. Pra mim, é uma coisa boa que está acontecendo na nossa área. Nunca teve isso aqui. É a primeira vez. O menino passou também comigo no médico. Aqui está precisando. É uma comunidade carente. Achei muito bom”, comentou.

De acordo com o ouvidor municipal, David Ribeiro, a SESAU sempre foi grande apoiadora da iniciativa e tem feito um trabalho significativo em todas as edições da “Ouvidoria nos Bairros”.

Fonte: SECOM PMA


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top