quinta-feira, abril 26, 2018

Alagoinhas participa do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e projeta novos rumos para o desenvolvimento tecnológico no município

 quinta-feira, abril 26, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

A Rede Cidade Digital (RCD) reuniu, nos dias 19 e 20 de abril, no Órion Parque, em Lages (SC), região serrana do estado, prefeitos e gestores públicos de aproximadamente 100 municípios interessados na implantação de ferramentas e tecnologias que garantam maior eficiência no processo de gestão.

Alagoinhas marcou presença na ocasião e, segundo o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Administração, Jorge Félix, diversas iniciativas inovadoras foram implantadas no município do interior baiano, garantindo maior eficiência da administração municipal.

De acordo com ele, as inovações resultaram em reconhecimento ao prefeito Joaquim Neto, que recebeu o prêmio de “Prefeito Inovador 2018”, entregue durante o fórum de cidades digitais de Feira de Santana e Região, também promovido pela RCD.

Durante o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, Jorge Félix apresentou as iniciativas referentes ao projeto Alagoinhas Cidade Digital e ressaltou que o município se encontrava em uma situação de defasagem tecnológica, com funcionamento apenas do portal municipal, que não oferecia serviço online disponível para o atendimento ao cidadão. “No início da gestão, a equipe de tecnologia deu prioridade para a criação de alguns portais, como o Portal da Transparência, atendendo à Lei Federal nº 12.527, de Acesso à Informação, já que Alagoinhas se encontrava no 335º lugar do Ranking de Transparência do Ministério Público Federal, entre 417 municípios baianos avaliados em 2016. Criamos também os Portais do SAAE (Serviço Autônomo de Rede e Esgoto de Alagoinhas), da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), o Portal do Sistema de Acesso à Informação ao Cidadão (e-SIC) e o Prontuário Eletrônico (Saúde), mas já está em andamento também a criação do Portal de Obras para acompanhamento de obras do município”, afirmou Jorge Félix.

O diretor de tecnologia também enfatizou que, visando à inclusão sócio-digital, em Alagoinhas, o setor irá disponibilizar ainda acesso livre e gratuito à internet via Wi-Fi nas 92 escolas do município, em 24 unidades de saúde, bibliotecas e nas 20 praças públicas.

Jorge Félix salientou que, já no São João de 2017, o poder público ofereceu Wi-Fi gratuito, que, posteriormente, foi disponibilizado no Terminal Coletivo Urbano. Segundo ele, com intuito de garantir a participação popular no Planejamento Estratégico Municipal, foi criado o Portal Participativo (Planejar Alagoinhas), que obteve mais de 6 mil acessos, recebendo mais de 650 sugestões dos cidadãos. Foi a partir dessa iniciativa – citou Jorge Félix – que surgiu a ideia de criar um livro de 120 páginas, mostrando o caminho que Alagoinhas deve seguir até 2020. Alguns exemplares foram distribuídos a prefeitos que participaram do Congresso.

A Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Tecnologia e Inovação informou que continua desenvolvendo projetos para fomentar o desenvolvimento tecnológico da cidade e informou que, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), tem realizado também a instalação de câmeras de vídeo para monitoramento em pontos estratégicos.

No que tange à melhoria da qualidade de acesso à internet no município, Jorge Félix explicou que o setor já deu início à implementação do enlace de fibra óptica para integrar a Rede COMEP Litoral Norte e fazer parte da alta velocidade da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), quando o município poderá receber até 1GB de acesso à internet.

O plano para as ações futuras, segundo o diretor de tecnologia, envolve a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica aberto à participação e ao surgimento e ideias e protótipos que possam ser utilizados em benefício aos cidadãos. Também estão entre as metas do setor a criação de um projeto de bicicleta compartilhada com liberação por Smatphone chamado “Bicicleta na Praça” e a automatização de parques e praças públicas com o uso de iluminação de LED.

Fonte: SECOM PMA


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top