sábado, abril 14, 2018

Alagoinhas é escolhida como primeira cidade do estado a receber projeto-piloto do SEBRAE para a formação de líderes empreendedores

 sábado, abril 14, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Representantes das associações comerciais, membros de forças empresariais da região e profissionais da prefeitura participaram, nesta quinta-feira (12), do programa “Liderar o Futuro”, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para a capacitação de líderes empreendedores que possam transformar o ambiente de negócios em Alagoinhas.

De acordo com organizadores do SEBRAE, Alagoinhas foi o município escolhido, no universo de 417 cidades do estado, para a realização dos 9 encontros que constituem a grade do projeto-piloto, e a intenção é que os participantes, tanto da esfera pública quanto do meio empresarial, desenvolvam habilidades para fomentar o empreendedorismo na região.

“O grande objetivo do plano é formar lideranças locais para que elas possam pautar o desenvolvimento do município. Foi pensado em Alagoinhas pela importância da cidade para a região e para o estado da Bahia. É através desse piloto que a gente vai mensurar os impactos da formação dessa turma. Essa turma será a responsável por promover o desenvolvimento”, explicou o gerente regional do SEBRAE, Rogério Cerqueira Teixeira.

Entre os 23 participantes da 1ª turma do projeto “Liderar para o Futuro”, estão 2 profissionais do poder público municipal, a Subsecretária de Desenvolvimento e Meio Ambiente Jaldice Nunes e o diretor de tecnologia Jorge Félix, que representam a presença do poder público nas iniciativas e fortalecem a parceria entre a prefeitura municipal e o SEBRAE.

“É um programa inovador que está nos proporcionando ferramentas para atuarmos como agentes de transformação na nossa cidade. Estou bastante motivada, porque cada encontro de 8h de relógio, em que somos bombardeados de informação, nos permite um autoconhecimento e ajuda a lapidar o processo de liderança. Com certeza, daqui vão sair bons frutos para o município, porque o nosso intuito é mobilizar esses empresários para que a gente deixe de cobrar pura e simplesmente do poder público. A gente tem que parar de colocar tudo na conta do prefeito. Nós também, como líderes e agentes, somos capazes por fazer uma Alagoinhas melhor, independente de partido. Queremos desenvolver a nossa cidade. Isso tem a ver com qual cidade você quer para os seus filhos, para os seus netos”, enfatizou Jaldice Nunes.

Segundo Douglas Burtet, que ministrou as atividades do encontro, o programa aborda quatro eixos principais: a autoconsciência, o ambiente de relacionamento interpessoal, o foco nos resultados e a capacidade de engajamento. Para ele, o elemento norteador das discussões, entretanto, é “essa perspectiva de criar um ambiente mais saudável a partir de uma percepção do impacto que cada um de nós é capaz de causar no processo”.

A agenda de encontros programados para a conclusão do curso com lideranças locais vai até 29 de maio, quando os participantes encerram as atividades e realizam a formatura pelo programa. Enquanto isso, a previsão é de que novas parcerias sejam firmadas entre a prefeitura municipal e o SEBRAE, em iniciativas que contemplem o cenário de empreendedorismo da região.

“O SEBRAE sozinho não consegue fazer todo o processo. A gente tem expertise de especialistas em pequenos negócios. A gente pensa em uma agenda, em uma estratégia de desenvolvimento por intermédio dos micro e pequenos negócios, mas as prefeituras são fundamentais”, pontuou o gerente Rogério Teixeira, que esteve em reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente e com membros da Secretaria de Planejamento para tratar de novas iniciativas conjuntas.

Segundo ele, a integração entre SEBRAE e Prefeitura Municipal pode gerar resultados efetivos para o empreendedorismo local principalmente no que tange à facilitação de líderes e à capacitação de empresários que possam desenvolver, inovar e multiplicar seus negócios. “A sociedade só muda se você for um agente de mudança. Não adianta você depositar no outro a responsabilidade. A mudança está em cada pessoa. Muita coisa boa está sendo pensada para dar oportunidades de crescimento aos empreendedores de Alagoinhas”, finalizou Teixeira.

Entre os participantes do projeto estão representantes das entidades de classe, empresários de ramos diversificados e membros da sociedade civil interessados em expandir o negócio e fomentar novas cadeias produtivas na região.

Fonte: SECOM PMA

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top