terça-feira, março 27, 2018

Estácio inaugura nesta terça (27), Curso de Medicina em Alagoinhas com presença do Ministro da Educação Mendonça Filho

 terça-feira, março 27, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

O Grupo Estácio inaugura no próximo dia 27 de março, às 16 horas, no auditório da Faculdade Estácio de Alagoinhas, o curso de Medicina da Estácio na cidade. A solenidade de inauguração contará com a presença do ministro de Educação, Mendonça Filho, e também com a participação de autoridades locais, representantes da comunidade e do Grupo Estácio, como o presidente Pedro Thompson, a vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Cláudia Romano, o diretor da Regional Nordeste, Elisio Alcântara, e o gestor Nacional do Curso de Medicina do Grupo, Dr. Silvio Pessanha Neto, neurologista e doutor em neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Na oportunidade, o Dr. Silvio Pessanha Neto, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), proferirá a palestra inaugural com o tema “Os novos paradigmas do ensino médico: como formar médicos para era do conhecimento?”.

A estrutura da Faculdade Estácio de Alagoinhas inclui o que há de mais moderno para garantir a adequada execução do projeto pedagógico do curso, que tem duração de seis anos com aulas teóricas e práticas, em laboratórios e unidades de Saúde do munícipio e região, além da oferta de vagas de residência médica. No Laboratório de Habilidades e Simulação (LHS), por exemplo, os estudantes terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs antes do contato com o paciente real.

“Nesse ambiente controlado, os estudantes têm acesso a simuladores que permitem reproduzir os mais diferentes casos clínicos e expor os alunos a situações difíceis, nas quais precisam tomar decisões rápidas, estabelecer diagnósticos e realizar o tratamento dos pacientes simulados, beneficiando a população regional que será assistida por estes futuros médicos”, explica o gestor Nacional do Curso de Medicina da Estácio, Silvio Pessanha Neto.

Há ainda laboratórios de técnicas cirúrgicas simuladas, de anatomia e de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem: tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras).

Infraestrutura completa

Além de laboratórios muito bem equipados, a Estácio conta também com uma biblioteca ampla, com múltiplas salas de estudo em grupo e individuais, acervo completo e atualizado, salas para teleconferência, auditórios, salas dedicadas aos Centros Acadêmicos dos estudantes, área de convivência interna e externa, assim como cantina e área administrativa para receber colaboradores, professores, alunos e familiares.

Sobre o curso de Medicina da Estácio

Fundada há 48 anos, a Estácio, um dos maiores e mais tradicionais grupos de ensino superior privado do país, com mais de 500 mil alunos matriculados em 23 estados e no Distrito Federal, oferece cursos presenciais e a distância de graduação tradicional e tecnológica, pós-graduação, cinco mestrados e três doutorados, sempre com elevados conceitos de qualidade reconhecidos pelo Ministério da Educação.

A experiência da Estácio na organização de cursos de Medicina começou em 1997 com a autorização do curso no campus Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e em Juazeiro do Norte, no Ceará.  Os dois cursos foram criados tendo como eixo principal a Estratégia da Saúde da Família e foram aprovados pelo MEC com conceito MB (Muito Bom) em todas as dimensões (projeto pedagógico, instalações e corpo docente), equivalente à nota 5 (máxima) utilizada hoje no SINAES.

Em 2014, foi autorizado, com conceito 4, o Curso de Medicina do Centro Universitário de Ribeirão Preto, interior de SP. Também em 2014, a Estácio apresentou proposta vencedora no edital do Ministério da Educação  para o Programa de Transferência Assistida (PTA)  dos alunos da extinta Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Em um trabalho de equipe, elaborado e implementado em tempo recorde, a Estácio resgatou a regularidade dos estudos de mais de 6 mil alunos, sendo quase 2 mil só no curso de Medicina, e retomou e  implementou a  prática  nos hospitais públicos que tinha sido interrompida.

Sobre os indicadores acadêmicos e a experiência na oferta de cursos de Medicina, deve-se destacar que as instituições do Grupo Estácio ofertam cursos de Medicina no Brasil com desempenho acadêmico destacado, tendo sido escolhido pelo MEC para implantar seu projeto em mais quatro novos municípios, visando qualificar a Saúde destas regiões. Estas unidades são: Angra dos Reis (RJ), com aulas já iniciadas em 2017, Juazeiro (BA), Alagoinhas (BA) e Jaraguá do Sul (SC), previstas para serem inauguradas em 2018.

Essa competência e experiência também se evidenciam na pós-graduação, com destaque para o Mestrado em Saúde da Família, ofertado pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e pelo elevado número de egressos que ocupam vagas de residência médica nas mais renomadas instituições hospitalares do país.

Uma característica da Medicina na Estácio é a parceria com hospitais públicos e conveniados, para a oferta dos estágios clínicos em unidades do SUS, além do seu pioneirismo na implantação do eixo curricular de Habilidades e Simulação, contando com um robusto Centro de Simulação Realística, equipado com robôs que permitem reproduzir os mais diversos cenários clínicos e preparar os alunos para o contato com o paciente real. Esta prática, além de melhorar as condições de ensino, reverteu-se em grandes benefícios aos equipamentos de saúde e contratação dos médicos assistentes destas unidades, como preceptores.

Sobre a Estácio

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil, atua há 47 anos no segmento de ensino superior. Fundada no Rio de Janeiro, a Estácio está presente em 23 estados e no Distrito Federal.

A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição soluções de educação para empresas e cursos de extensão.

Fonte: ASCOM ESTÁCIO


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top