quinta-feira, março 29, 2018

“É uma das melhores sensações que pude ter até hoje na minha vida, porque eu batalhei, eu sei o tanto que lutei até aqui”, afirma estudante alagoinhense aprovado com bolsa integral na Faculdade Estácio de Medicina

 quinta-feira, março 29, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Kelwen Ferreira de Santana, 22 anos, foi um dos sete estudantes aprovados com bolsa integral no 1º processo seletivo da Faculdade Estácio de Medicina campus Alagoinhas, inaugurada ontem (27) pelos gestores do Grupo Estácio com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, do prefeito Joaquim Neto e do deputado Paulo Azi, entre outras autoridades locais.

O evento, que permitia o pontapé inicial para a concretização do sonho de 65 alunos aprovados – 10% deles alagoinhenses que atendiam aos critérios do PROUNI e receberam bolsas integrais – demarcou mais uma das conquistas da gestão municipal.

Com incentivo político do deputado Paulo Azi, apoio do presidente do Fundo Nacional da Educação, Silvio Pinheiro, e atenção do ministro da Educação, José Mendonça Filho, que fez questão de passar pela cidade para inaugurar dois investimentos de grande impacto no setor, o prefeito Joaquim Neto conseguiu realizar um feito inédito na região: trouxe, para Alagoinhas, em 4 dias, dois ministros que se deslocaram de Brasília para o interior baiano.
“A presença do ministro evidencia a importância de Alagoinhas frente às ações do Governo Federal”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fabrício Faro.

O prefeito Joaquim Neto, médico por formação, afirmou que a gestão buscou, desde o início, abraçar a chegada do Grupo Estácio, porque entende que é uma iniciativa que favorece não apenas os estudantes contemplados, mas a própria população. “O projeto da Faculdade estava engavetado. Trabalhamos juntos para que isso acontecesse. É um dia muito feliz para Alagoinhas. Em 27 de março, a história da cidade muda com a chegada da Faculdade Estácio”, pontuou durante a solenidade.

Para o ministro Mendonça Filho, a inauguração “traz benefícios extraordinários ao município”. Ele destacou a importância do aspecto social, do investimento na formação de profissionais que lidam diretamente com a saúde da população, e também do impacto econômico, já que o empreendimento atrai estudantes da região, contribuindo para movimentar o comércio local.

“É uma conquista absolutamente importante. Aqui eu tenho grandes amigos, figuras de reconhecimento a nível nacional. Me sinto em casa quando estou na Bahia. Sou pernambucano, nordestino como vocês, iniciei meu dia em Juazeiro, na divisa com Petrolina, entregando uma Faculdade de Medicina. De lá, fui para Salvador. De Salvador, para Camaçari, para o lançamento de um campus universitário, e cheguei a Alagoinhas para participar desse ato. Antes de concluir minha jornada na Educação, eu tinha dito que dedicaria um dia exclusivamente à Bahia, que contribui muito para o desenvolvimento desse país. E a gente sabe, como disse a vice-prefeita daqui, que o único caminho para desenvolver o Brasil é o caminho da Educação”, ressaltou Mendonça Filho.

O presidente do Grupo Estácio, Pedro Thompson, declarou que o foco do grupo está no impacto social e não apenas econômico, e o estudante Kelwen Santana, que acompanhou a cerimônia de inauguração do início ao fim, aproveitou a oportunidade para ver de perto as instalações onde vai estudar pelos próximos anos. “É uma das melhores sensações que pude ter até hoje na minha vida, porque eu batalhei, eu sei o tanto que lutei até aqui, o quanto meus pais, minha família e meus amigos me ajudaram, entendeu? Eu conheço alguns amigos que têm uma condição de vida muito boa e não que eu não tenha, sabe, porque tenho uma vida boa, mas eu não conseguiria estar em outra faculdade se não fosse essa bolsa que a Estácio está oferecendo”, comentou, e deixou uma mensagem para os estudantes de Alagoinhas que, assim como ele, prestam vestibular para o curso. “É um sonho da minha família, é um sonho meu. Não desistam. Essa é a palavra. Estude, se dedique, você vai conseguir”, finalizou.

A Faculdade do Grupo Estácio sediada no município é a que vai oferecer o maior número de vagas entre as unidades de Medicina do estado, com 65 matrículas. O critério de seleção adotado pela instituição é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e a estrutura conta com instalações modernas, laboratórios equipados, simuladores e modelos anatômicos para os alunos.

A solenidade reuniu, além das autoridades políticas, representantes da comunidade, alunos, professores e gestores do Grupo Estácio, com participação do presidente Pedro Thompson, da vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Cláudia Romano, do diretor da Regional Nordeste, Elisio Alcântara e do gestor nacional do Curso de Medicina da Estácio, Silvio Pessanha Neto, doutor em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fonte: SECOM PMA


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top