terça-feira, janeiro 30, 2018

Prejuízo causado por incêndio chega a R$ 12 milhões; ônibus não tinham seguro

 terça-feira, janeiro 30, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

O prejuízo causado pelo incêndio que destruiu 61 ônibus da empresa Salvador Norte, do consórcio Integra, na segunda-feira (29), deve chegar a R$ 12 milhões. A informação foi divulgada por um dos diretores da Salvador Norte, Marcelo Santana, de acordo com o levantamento inicial da empresa.

Segundo ele, o número é baseado na idade da frota, embora um ônibus novo custe, em média, R$ 400 mil. A Salvador Norte, contudo, ainda não sabe dizer qual era o tempo médio de vida dos coletivos atingidos na garagem que fica na Avenida Santiago de Compostela, no Parque Bela Vista, em Brotas. Nenhum dos veículos tinha seguro e, de acordo com Marcelo Santana, a garagem onde estavam os ônibus também não era segurada. Para a prefeitura de Salvador, contudo, o prejuízo estimado chega a R$ 20 milhões.

“Ainda não sabemos quais são as causas do incêndio, nem onde começou. Quem vai dizer é a perícia do DPT (Departamento de Polícia Técnica). Foi por volta de meia-noite, mas conseguimos tirar boa parte dos carros, só que esses veículos têm muita fibra”, afirmou, em entrevista ao CORREIO. A prefeitura de Salvador, por outro lado, informou que 78 ônibus foram destruídos - 62 tiveram perda total e 16 parcial.


Segundo Santana, a garagem abriga cerca de 230 coletivos. No momento em que o incêndio foi percebido, estavam no local a equipe de manobristas e a equipe de operação da garagem, que acionaram a brigada de incêndio do local.

Enquanto a brigada de incêndio tentava conter as chamas, os funcionários retiravam os ônibus da garagem e levavam para a rua. “Foi tudo muito rápido. Uma garagem dessas não fica com menos de 50 pessoas em qualquer horário do dia”, explicou o diretor.

Ao todo, a Salvador Norte conta com 874 ônibus, além de 80 veículos da frota reserva: eles ficam em cinco garagens. Além da que foi atingida pelo incêndio, há duas em Pirajá e duas em São Cristóvão.

Investigação

O incêndio foi registrado na manhã de segunda-feira (29) na 6ª Delegacia Territorial (DT - Brotas). A delegada Francineide Moura ouviu o gerente de operações da empresa de ônibus e solicitou a perícia. O representante da empresa afirmou que o local tem monitoramento e que irá ceder as imagens.

A Polícia Civil afirmou aguardar os laudos de perícia que, até a tarde desta segunda-feira, estava em andamento e sem previsão para conclusão. "A área está isolada e à disposição do DPT, mas não temos ainda um prazo, são eles que vão determinar", disse Marcelo Santana.

Sem seguro

Segundo o assessor de relações de trabalho da Integra, Jorge Castro, o fato de a empresa não ter seguro para os ônibus não é uma decisão rara. De acordo com ele, a visão geral das empresas de ônibus é de que o valor do seguro é tão alto que não compensa, do ponto de vista econômico.

“Ninguém hoje, no Brasil, quer fazer seguro de ônibus. É muito complicado, até porque é muito alto. É igual a um cara que tem uma Ferrari. Eles não fazem o seguro porque é muito caro. Normalmente, o seguro é feito com carros mais baratos”, exemplifica.

O diretor do Sindicato das Seguradoras da Bahia, Sergipe e Tocantins, Nelson Uzêda, explicou que, até o fim da década de 1980, as empresas de ônibus costumavam fazer a apólice de incêndio de tradicional – até então, essas apólices permitiram que os coletivos estivessem dentro da cobertura do seguro: “Ao longo dos anos, verificou-se que isso era praticamente um erro técnico, porque estávamos fazendo seguro de incêndio e não caberia fazer seguro de bem móvel. É como se fizesse a cobertura de uma casa e já contemplasse a cobertura do carro”.

As seguradoras, então, passaram a oferecer os chamados seguros ‘multi risco’, que contemplam incêndios, explosões, danos elétricos, roubos de bens até um determinado valor. Menos o seguro dos ônibus em si – esses teriam que ser adquiridos em uma segunda apólice.

Uma empresa segurada por uma das seguradoras do sindicato, por exemplo, que tem cinco garagens (cada uma segurada em até R$ 3 milhões), paga R$ 11 mil por ano no pacote multi risco. “Os ônibus não estão mais aqui. Não é que a seguradora não aceite. A seguradora aceita, mas não na forma e no modelo que era feito antes”.

Quanto ao seguro dos próprios ônibus, ele acredita que as empresas não vejam vantagem financeira. A taxa média do seguro de um ônibus hoje fica em torno de 5% a 10% do valor do veículo. Assim, se uma empresa tiver uma frota de mil coletivos que custaram R$ 400 mil cada, o valor do seguro chegaria a R$ 40 milhões por ano.

Além disso, existe um seguro obrigatório por lei federal, que dá assistência a terceiros em casos de danos corporais ou materiais – é o de responsabilidade civil de operações.  

Fonte/Foto: Correio


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