sábado, janeiro 20, 2018

Alagoinhas: SAAE realiza reuniões nas comunidades para esclarecer instalação das ligações intradomiciliares

 sábado, janeiro 20, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Entre os dias 16 e 18 de janeiro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas, por meio da Assessoria de Integração Comunitária (AIC), está realizando reuniões sobre ligações intradomiciliares com moradores da Avenida Marechal Aristóteles de Souza Dantas, no Mangalô (16), Baixa do Corte (17) e Baixa da Candeia (18).

A pauta das reuniões, as ligações intradomicialiares, é a próxima etapa das obras do Programa Saneamento para Todos, convênio com o Governo Federal que tem por objetivo promover a melhora da qualidade de vida das pessoas construindo novas redes de esgoto e ampliando as já existentes na cidade.

A ação do SAAE surgiu a partir da necessidade de explicar às pessoas o conceito e a função das ligações. Além disso, durante as reuniões, os moradores já estão sendo notificados sobre a futura ida de equipes da construtora licitada até as residências para a verificação da existência de ligações ou, em caso de negativa, a viabilidade técnica da instalação.

Segundo Isabela Machado, arquiteta da autarquia e responsável pela condução das reuniões, “chamamos de ligação intradomiciliar o conjunto de tubulações e caixas localizadas dentro do imóvel de propriedade particular que coleta o esgoto gerado na residência ou nas instalações hidráulico-sanitárias ligado à rede pública”.

A ligação intradomiciliar é constituída por tubulações internas, incluindo a caixa de gordura e a caixa de inspeção. Enquanto a caixa de gordura desempenha a função de coletar e reter todos os resíduos gordurosos dos esgotos provenientes das pias, dos pisos de copas e cozinha e das descargas de máquinas de lavar louça, a caixa de inspeção permite a limpeza, desobstrução, junção e possíveis reparos. “Por isso é muito importante tentar conscientizar as pessoas a lidar adequadamente com o sistema de esgotamento sanitário intradomiciliar contribuindo assim para o devido processo de manutenção e limpeza da rede pública”, explica Isabela Machado.

A ligação intradomiciliar deve ser construída pelo usuário, sob orientação do SAAE. No caso das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Barreiro/Mangalô, contudo, serão realizadas 1.220 ligações por conta do convênio. Além disso, durante as reuniões, está sendo reforçado o aviso sobre a proibição de interligar a rede de águas pluviais ou de drenagem às redes coletoras de esgoto.

Para Ednilson Vicente do Santos, morador do Mangalô, a reunião foi muito esclarecedora: “Gostei da forma transparente com que o SAAE apresentou as questões, sem querer enganar ninguém a respeito da realidade”, afirmou.
O líder comunitário da Av. Marechal Aristóteles de Souza Dantas, Joedson Santos, reconhece a importância da reunião e diz ser de interesse da população, que precisa estar a par do que está por vir. “Um momento como esse que aconteceu aqui é imprescindível”, disse Joedson.

Nesta quinta-feira (18), às 19h, o encontro aconteceu na Associação da Baixa da Candeia, no Barreiro.

Fonte: ASCOM PMA


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top