sábado, dezembro 09, 2017

Taxista agride verbalmente turista que aguardava Uber em Porto Seguro

 sábado, dezembro 09, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Um motorista de táxi de Porto Seguro, cidade do sul da Bahia, agrediu verbalmente uma turista que aguardava um carro do aplicativo Uber. O caso aconteceu na quinta-feira (7), na entrada da balsa do município. Um vídeo flagrou o momento em que o taxista grita com a mulher e chega a xingá-la. A turista praticamente não reage às agressões.

A disputa dos taxistas com motoristas de Uber em Porto Seguro começou no dia 29 de novembro, quando carros cadastrados no aplicativo começaram a rodar na cidade, que recebe muitos turistas o ano inteiro.

A Prefeitura de Porto Seguro informou que abriu sindicância para apurar o ocorrido. Segundo a gestão do município, durante a investigação, o alvará do táxi fica suspenso e o taxista não pode rodar na cidade.

Polêmica

Desde que o Uber começou a operar em Porto Seguro, três queixas contra agressões de taxistas já foram registradas na delegacia.

O diretor de vídeo Rod Pereira disse que foi abordado por taxistas quando estava em um carro cadastrado pelo aplicativo Uber, na noite da última terça-feira (5), e que ele e o motorista foram ofendidos e perseguidos por um longo trecho.

"Na verdade, eram quatro taxistas que estavam nos perseguindo, esse [contra quem ele prestou queixa] estava armado, eu consegui tirar uma imagem dele, estava com a camisa de táxi mesmo, estava com o carro plotado. Na ocorrência que eu fiz, eu identifiquei a placa. Fomos ameaçados de morte, realmente uma situação bem angustiante".

Segundo o delegado titular da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, Marcelo Paiva, alguns taxistas até já confundiram veículos de turistas e moradores com carros do Uber. "Uma escrivã de polícia foi parada com seu carro, quando ia trabalhar, se identificou, e mesmo assim eles ficaram querendo intmidá-la. Eles foram conduzidos para a Delegacia do Turista", afirmou.

Na ultima terça-feira, dois taxistas chegaram a ser presos, mas foram liberados. Eles vão responder por constrangimento ilegal, exercício arbitrário das próprias razões, danos materiais e injúria. "Eles não podem simplesmente chegar e usar o poder de polícia, porque eles não são policiais", acrescentou o delegado.

Ivanildo Ribeiro, presidente do Sindicato dos Taxistas, disse que não concorda com a ação dos motoristas de táxi, e que a recomendação é não agredir ninguém.

"Orientamos os associados a agir de forma comportada, porque nós, como instituição, temos cobrado às autoridades providências, e não aprovamos qualquer tipo de violência.

Uma lei municipal que proíbe a circulação de carros cadastrados pelo aplicativo foi aprovada pela Câmara de Vereadores, e entrou em vigor no dia 29 de novembro. De acordo com o vereador Robinson Vinhas, a antiga prefeita não vetou nem sancionou lei. O prefeito que assumiu neste ano também não aprovou e nem vetou e, por isso, o prazo esgotou e a Câmara promulgou o projeto de lei.

Com base na lei promulgada pela Câmara de Vereadores, a Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos, em parceria com a Guarda Municipal, realizou uma operação nesta semana em Porto Seguro, na qual três carros que fazem corrida pelo Uber foram apreendidos. Cada motorista vai ter que pagar uma multa de R$ 10 mil para ter o carro liberado.

A Secretaria de Trânsito de Porto Seguro informou que vai continuar com as fiscalizações e apreensões de veículos Uber. Nos casos de violência registrados na polícia, se o taxista for condenado, a secretaria também pode cancelar a licença municipal dele. Em nota, a empresa Uber alega que as apreensões são indevidas, porque o serviço foi liberado por uma lei federal, e que vai continuar o trabalho na cidade.

Fonte: G1

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top