segunda-feira, dezembro 11, 2017

III Conferência Municipal de Educação reúne mais de 600 pessoas em Alagoinhas

 segunda-feira, dezembro 11, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Com o tema “Plano Nacional de Educação em Debate: Desafios para a Consolidação do Sistema Nacional de Educação em Alagoinhas”, a III Conferência Municipal de Educação já é a maior das edições realizadas no município. O evento, que começou na manhã dessa segunda-feira (11), reuniu cerca de 600 pessoas no auditório do Hotel Áster. Representantes das escolas municipais e das secretarias estiveram no local para discutir os eixos propostos e debater a estruturação do sistema educacional.

“Somos conscientes de que não temos a fórmula mágica para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação, o IDEB, de um momento para outro. Mas, com trabalho paulatino e com a responsabilidade que os educadores, de um modo geral, se propõem a fazer, almejamos que, em um futuro não tão distante, os frutos profícuos de um ensino-aprendizagem proficiente e eficaz venham a, finalmente, tornar-se uma realidade perceptível”, destacou durante a cerimônia de abertura o Secretário Municipal de Educação, Fabrício Faro.

Durante a programação, serão abordados eixos do Documento-Referência da 3ª CONAE 2018 sobre planos decenais, valorização dos profissionais da Educação, políticas intersetoriais de desenvolvimento, democratização, justiça social e inclusão, entre outros assuntos propostos.

“A III Conferência Municipal de Educação vai se dar no aproveitamento dos eixos temáticos, já que os conferencistas, durante 2 dias, debaterão e encaminharão discussões à Conferência do estado da Bahia; encaminhamentos estes que – esperamos – sejam inclusos na Carta da Conferência do estado e, consequentemente, levem para a Conferência Nacional os anseios dos professores e conferencistas de Alagoinhas”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente José Edésio, que prestigiou e destacou a importância do evento.

Nas palavras da professora Iraci Gama, vice-prefeita, que representou Joaquim Neto na ocasião, a Conferência ganhou o calor da emoção. É que, com 55 anos de formada e inúmeras conquistas dentro e fora da sala de aula, a professora lembrou que a comunidade educacional luta desde os tempos sombrios da ditadura militar para que as ideias possam ser compartilhadas em espaços de convivência e respeito que agreguem conhecimento aos cidadãos. Ela ecoou o trecho interpretado por Gal Costa, “é preciso estar atento e forte/ não temos tempo de temer a morte” para destacar a trajetória de uma vida dedicada à educação, e indagou “de lá pra cá, quanta coisa aconteceu sem que cruzássemos os braços?”.

Nesta segunda-feira, os profissionais que trabalham com Educação em Alagoinhas mostraram que não vão parar: lotaram o auditório para discutir os rumos do ensino.

“Eu vim porque é sempre bom estar a par dos eixos. Esses são temas fundamentais, ainda mais quando se trata do nosso município. Acho que a Conferência contribui muito”, comentou Krisna Castro dos Santos, professora do Pestalozzi, que participou da programação durante a manhã de hoje.

Sandra Raimunda, coordenadora do Isaias Figueiredo, destacou a necessidade de valorização dos profissionais e também do ensino-aprendizagem. “Que sejamos ouvidos”, afirmou, enquanto argumentava sobre a importância da Conferência para a discussão de como anda a educação no município.

Para Fabrício Faro, as iniciativas, discussões e ações desenvolvidas já inauguram tempos de mudanças positivas para o incentivo à educação de qualidade nas escolas municipais. “Estaremos rumo a um futuro em que as nossas crianças possam ter as mesmas oportunidades que os grandes homens e mulheres desse país”, garantiu o Secretário de Educação.

Este ano, a SEDUC já realizou a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Escola Érico Veríssimo, na Capoeira, e deve inaugurar, em 2018, além da Unidade, também cinco novas creches. A Conferência demarca um fechamento de ciclo com encaminhamentos e projetos estratégicos para a consolidação do sistema educacional de qualidade em Alagoinhas.

Fonte: SECOM PMA

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top