terça-feira, novembro 28, 2017

Centro de Cultura de Alagoinhas recebe Exposição Itinerante Navio Negreiro

 terça-feira, novembro 28, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculada a Secretária de Cultura, fará o lançamento na segunda-feira (04), às 19h, da Exposição Itinerante Navio Negreiro - Castro Alves e Hansen Bahia, no Centro de Cultura de Alagoinhas. A exposição tem a curadoria de Ayrson Heráclico, e apresenta obras de Hansen Bahia, inspiradas pelo poema Navio Negreiro de Castro Alves. A exposição que já passou por Salvador e Santo Amaro percorrerá mais 10 cidades do estado da Bahia.

Em abril de 1868, o poeta baiano Castro Alves escreveu um dos seus principais poemas abolicionista: O navio negreiro. A obra descreve imagens de violência contra os africanos subjugados de escravos e protestava contra a desumanidade da condição escrava, denunciando o horror da travessia atlântica nos porões dos navios. Em 1959, o artista alemão, Karl Heinz Hansen criou uma série de gravuras sobre a obra de Castro Alves, intitulada ‘Caminho das Lágrimas’. Nessa obra de Hansen, ele apresenta a dor e o flagelo dos africanos no Atlântico. O artista compadece do sofrimento negro, com uma corporeidade dramática de quem enfrentou o holocausto nazista.

Segundo o curador da exposição Ayrson Heráclito, o objetivo dessa exposição itinerante é relembrar o encontro entre dois grandes artistas que mesmo vivendo épocas distintas, se uniram pela dor. “nunca esqueçamos o quanto foi, e é, perverso e desumano o sistema colonial-escravista. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo” afirmou Heráclito. Nos dia 07 e 08 de dezembro pela manhã e tarde haverão oficinas gratuitas de Xilogravura.

Serviço:
Dia e Horário: 04 – 19h – Exposição (abertura)
Visitação – 05 a 12 – 9h às 21h30
Oficina de Xilogravura – 07 – 9h às 12h e das 14h às 17h
Oficina de Xilogravura – 08 – 9h às 12hh
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre

Fonte: ASCOM CENTRO DE CULTURA

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2017
back to top