quinta-feira, novembro 30, 2017

Catu: Produtores rurais caminham em prol da prevenção do câncer de próstata

 quinta-feira, novembro 30, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Uma caminhada movimentou  o bairro da Aruanha na manhã desta terça-feira (28). Com o tema “Saúde no campo, a favor da vida” profissionais da saúde e produtores rurais, seguiram do palco municipal até o Centro administrativo para lembrar da importância de prevenção ao câncer que mais mata homens no Brasil.

O Secretário de Agricultura, indústria e comércio, Nilson Lima (Nenê de Iozinho) destacou como a população da zona rural tem se posicionado, “essa é a caminhada da agricultura familiar, e a ideia é aproximar essa parcela da população que vive em áreas com acesso mais restrito a tais informações, nossa meta é atingir a todos. ” Pontua.

A ação voltada para conscientização da prevenção do câncer da próstata que juntamente com novembro azul,  movimento internacional criado para a alertar os homens a respeito da importância do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, foi destacada por Marcus Torres, secretário de Saúde de Catu.“Esse novembro foi especial por atendermos a demanda, incluindo zona rural através dos Programas de saúde da família (PSF). Sabemos que é difícil dos homens irem a consultas, em todo o país 70% das pessoas que procuram tratamento médico são mulheres. Então, o homem ainda não se conscientizou da importância de cuidar da saúde. ” Alerta Marcus.

Indo na contra mão desses das estetísticas, José Isaías (52) morador do bairro Barão de Camaçari apoia a causa, e prefere garantir a saúde indo regularmente ao médico, “apoio a causa e tenho certeza que a prevenção é o melhor caminho. Já fiz dez PSA’s e vou aderir ao toque retal também. Estou aqui para lembrar da urgência da consulta. ”

Para o vice-prefeito e médico, Dr André Marques ainda é uma questão preocupante, “é o câncer com maior incidência no homem. A zona rural por estar mais distante das unidades de saúde, do centro de decisões e informações. Tem uma dificuldade maior no deslocamento, agendamento e outro fatores, que contribuem com esse dado alarmante. Esses eventos são oportunos para a nossa população que carece de necessidades essenciais à saúde. ”

Ananias Pereira (61), morador da Fazenda Arauaris, fez seu primeiro exame de toque retal no ano passado e garante, “alerto até os mais jovens para se conscientizarem no futuro. O pessoal da roça é mais amarrado e não acredita que não seja sério. Fiz o exame de toque retal e tive total segurança, o medo está no nosso psicológico. ”

O prefeito do município Geranilson Requião, lembrou que é um engajamento de todos, “é uma preocupação de Catu atender e avisar aos nossos cidadãos sobre algo tão fundamental, esse esforço nosso não é em vão. Na zona rural temos uma população querida e que precisa dessa atenção. Vamos bater na tecla quantas vezes for preciso, para sanar essa dificuldade. ” Ponderou.

Para finalizar, a passeata celebrou com um café da manhã especial no salão de esportes do centro administrativo que contou com a energia da dança e descontração para tratar do assunto. O médico geral especializado em cirurgia, Fernando Marcos enfatizou sobre a necessidade do homem comparecer no consultório, “é um caso sério de saúde, algo muito em evidência, e todas essas ações reiteram a urgência. O homem não pode morrer por irresponsabilidade, por esquecimento tampouco por preconceito. ”

Fonte: Catu Acontece

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2017
back to top