segunda-feira, novembro 06, 2017

Artesãos de toda Bahia expuseram trabalhos na 20ª Expo Alagoinhas

 segunda-feira, novembro 06, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Artesãos de diferentes partes da Bahia expuseram os seus trabalhos durante os seis dias de Expo Alagoinhas. Chapada Diamantina, Recôncavo, Baixo e Centro Sul foram algumas das cidades representadas na Expo, através da parceria da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) com a Associação de Expositores da Bahia.

Roupas e acessórios de algodão in natura, peças decorativas de fibras naturais, esculturas e utilitários de barro, artigos de madeira, além de licores e cachaças artesanais, foram alguns dos produtos vendidos para o público da Expo.

Oleiro de Maragogipinho, Jucival Araújo, mais conhecido como ‘Duti’, trouxe esculturas de burrinhos, janeleiras, figuras de jardim, cofrinhos de porco, além de vasos para plantas e filtros de água. “Isso aí eu faço desde que me entendo por gente. Pegava o barro nas fazendas com meu pai e ia pra olaria, aprender a fazer argila e a esculpir”, conta Duti. “Em Maragogipinho tem mais de 200 olarias, é o maior centro cerâmico da América Latina”, orgulha-se. Hoje ele vende suas criações por toda Bahia. “Já tive clientes de Alagoinhas, por isso quis vir expor aqui”.

A tradição familiar também é o motivador do casal de noivos Djennypher Máximo e Jairo Bastos. Vindos de Paramirim, Chapada Diamantina, trouxeram para a Expo as cachaças prata e ouro que o pai da vendedora, Edvaldo Antônio, produz no alambique da família. “Temos a cachaça tradicional e a envelhecida em barris de carvalho. Vendemos garrafas de vários tamanhos, para consumo próprio e para presente”, explica Djennypher. Já a mãe dela, Adalgisa, fez as rapaduras tradicionais e saborizadas que o casal apresentou e vendeu no estande.

Na barraca ao lado do casal, Vera Lúcia Almeida vendeu licores de sabores variados, além de doces típicos como bala de jenipapo e doce de goiaba, acompanhados de suco de laranja feito na hora. “Tudo que está exposto aqui foi eu que fiz, menos a laranja, que é o pé que dá”, brincou. Segundo a cozinheira, a vinda da associação para a Expo Alagoinhas foi um convite do secretário Geraldo Almeida. “Agradeço muito ao secretário pelo convite. Ele viu nosso trabalho na Expo Feira e na mesma hora nos chamou para vir pra cá”.

Fonte: SECOM PMA

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2017
back to top