segunda-feira, novembro 20, 2017

Alagoinhas: Parceria entre SESAU e CETASS leva atendimento gratuito à população na Praça Barão do Rio Branco

 segunda-feira, novembro 20, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), em parceria com o Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana (CETASS) promoveu, no último sábado (18), uma ação de prevenção e combate ao câncer de próstata, com distribuição de panfletos, palestras e serviços de atendimento à população. “Essa ação é voltada para o Novembro Azul. A gente está dando palestras para a conscientização dos homens sobre prevenção. Aprendizagem nunca é demais. É preciso conscientizar os homens quanto a esse tabu”, explicou Jamile Borges, aluna do curso técnico de Enfermagem do CETASS.

Além de reforçar a necessidade de falar sobre o câncer de próstata e de desmistificar o exame, os profissionais da saúde ofereceram atendimento médico, odontológico, oftalmológico e vacinação, além de aferir a pressão e verificar a glicemia das pessoas que circulavam pela Praça Barão do Rio Branco, em frente ao CETASS.
Para fornecer os serviços de saúde ao público, a ação contou com o ônibus móvel da SESAU, que permaneceu estacionado junto ao estande que reunia, ao ar livre, um grupo de alunos da CETASS e profissionais da SESAU responsáveis pela triagem, coleta de informações e atendimentos.

Stephany Gabriele Santos Nascimento, de 15 anos, que estava passando pelo local e aproveitou a oportunidade, avaliou positivamente a atividade desenvolvida. “Muito boa, porque, às vezes, as pessoas que estão precisando não podem ir a um lugar específico, e aqui, ao ar livre, é muito interessante. Tem mais facilidade. Passando, assim, dá pra perceber, então eu acho muito interessante essa ação”, pontuou.

Para Wilson Antunes Correia Junior, que foi ao local para aferir a pressão e checar a glicemia, esse tipo de iniciativa é importante. “Tem gente que até tem possibilidade e recursos, mas por falta de tempo não para, assim, pra dar uma checada em coisas importantes que a gente tem que sempre estar acompanhando, não somente no novembro, tipo glicemia, pressão arterial. E a gente não tem tempo pra estar parando e vendo essas coisas que são essenciais para a gente”, disse; depois, completou, “eu achei o trabalho interessante”.

Quem também gostou foi Jandira Silva, de 64 anos. “Fui fazer feira, passei e vi o ônibus ali. Pensei até que ia fazer exame de mama, mas não tinha. Mas, eu estava com pressão alta. Aí tomei a pressão e ela também fez glicemia e me deu massagem. Gostei. Gostei das 3 coisas”, comentou.

De acordo com o diretor de expansão e desenvolvimento do CETASS, Raimundo Almeida, é importante passar o aprendizado adiante e fazer valer o conhecimento trabalhado em sala de aula. “O CETASS entende que, como escola, somos hoje agentes de transformação. Ao mesmo tempo em que os alunos estão praticando, eles estão colocando também dentro deles a semente da consciência coletiva em prol da sociedade”, destacou.

Segundo Almeida, esse tipo de parceria pode mudar a realidade do atendimento de saúde à população. “Acredito que todas as instituições deveriam estar de mãos dadas para que pudéssemos resgatar esse sentido de solidariedade junto à população, que precisa, às vezes, de um atendimento rápido, e nós estamos aqui pra atuar”, contou o diretor, que também agradeceu a SESAU e a SMTT pelo apoio.

Liliane Souza, técnica em Enfermagem da SESAU, enfatizou que a Secretaria tem uma coordenação específica para tratar de estratégias com a unidade móvel e que os atendimentos são feitos regularmente, na área urbana e principalmente na zona rural. “Temos a consciência de que é importante fazer isso, porque priorizamos, sim, a saúde de todos os cidadãos da cidade. Tem gente que nunca passou por um atendimento médico e chega para a gente. A gente recebe e a pessoa sai falando, maravilhada, porque é a facilidade que está chegando para o pessoal”, salientou.

Toda semana, a unidade móvel percorre áreas urbanas e rurais para atender a população de Alagoinhas que não pode se deslocar para fazer essas consultas.

Fonte: SECOM PMA

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2017
back to top