quinta-feira, novembro 09, 2017

Alagoinhas: Diretora do SAAE palestra sobre saneamento ambiental na I Feira de agroindústria e Meio Ambiente do IF Baiano

 quinta-feira, novembro 09, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

A diretora geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi convidada pelo Instituto Federal Baiano (IFBaiano) para participar da I Feira de agroindústria e Meio Ambiente do IFBaiano, na tarde desta terça-feira (7). Durante apresentação a gestora discutiu o cenário mundial de saneamento básico e ambiental, nível de recursos hídricos, esgotamento sanitário e abastecimento de água em Alagoinhas.

Frente a uma platéia atenta, a engenheira sanitarista e ambiental Maria das Graças Reis também participou de um debate com alunos e funcionários do IFBaiano. Perguntada sobre formas eficazes de prestação de serviço que atenda as recomendações ideais de saneamento ambiental a diretora do SAAE citou um modelo unificado de gestão.  “Eu ideologicamente acho que o serviço de saneamento ambiental deve ser concentrado em uma única autarquia, como esgotamento, abastecimento, controle de resíduos sólidos, defesa civil, controle de vetores e drenagem urbana. Esse modelo dá certo em Santo André e eu admiro muito, poderíamos implantar aqui em Alagoinhas, onde a prestação de serviços acontece de forma pulverizada”, disse.

No decorrer do debate os avanços em saneamento básico promovidos em sua passagem anterior pela autarquia foram lembrados, “eu acompanhei seu trabalho quando esteve à frente do SAAE há anos atrás e Alagoinhas ganhou notoriedade Brasil a fora e até mesmo internacionalmente, porque foi o único dos cinco mil municípios do Brasil que investiam em saneamento básico e de lá para cá ocorreu um apagão em saneamento em nossa cidade, esperamos que com seu retorno Alagoinhas volte a avançar neste sentido”, elogiou Genivaldo, um dos participantes do debate.

A gestora ainda apresentou a situação atual de Alagoinhas referente às redes de esgotamento sanitário, correspondente a apenas 12% de cobertura. Para transformar esta realidade obras de esgotamento sanitário estão em andamento pela cidade em pontos estratégicos, além de construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), elevando a capacidade de cobertura para 30% até a segunda quinzena de 2018, com o fim das obras.

Fonte: SECOM PMA

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2017
back to top