segunda-feira, novembro 06, 2017

20ª Expo Alagoinhas mostra inovação na criação de gado com exposição da raça Senepol

 segunda-feira, novembro 06, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Apontado por especialistas como “boi do futuro”, os animais da raça Senepol que participaram da 20ª Expo Alagoinhas chamaram a atenção de criadores e visitantes. Os pelos cor de bronze, a cara franzida e a disposição mansa atraíam a curiosidade de quem passava pela área de descanso dos animais. A atenção era de se esperar, já que há apenas um criador de Senepol em toda a macrorregião de Alagoinhas.

Trazidos pelo criador Alfredo Libório, ao todo sete machos e quatro fêmeas participaram da Expo Alagoinhas. Pioneiro na criação de Senepol na região, o fazendeiro de Ouriçangas explica que decidiu vir a Alagoinhas para divulgar as vantagens da raça. “O Senepol é um animal para corte, com um aproveitamento de carcaça superior às outras raças. Com 22 meses, um macho Senepol chega a produzir 18 arrobas de carne, com um aproveitamento de carcaça de 64%. Logo, é um animal que tem um retorno altíssimo de investimento”, avalia.

Essa não é a opinião apenas de Antônio Libório. O cantor Michel Teló e a dupla Victor e Léo também investem em gado Senepol. “Isso mostra ainda mais o caráter sertanejo da raça”, brinca Libório.

Desenvolvido especialmente para os climas tropicais, através do cruzamento das raças N’Damma, do Senegal, e a Red Poll, europeia, o Senepol ainda é relativamente novo no país, tendo chegado ao Brasil no início dos anos 2000. Para iniciar seu rebanho, Libório teve que ir ao triângulo mineiro, região onde há a maior quantidade de cabeças da raça atualmente.

Além do alto rendimento de carcaça e docilidade, outras características da raça incluem a precocidade – com 16 meses uma fêmea já está pronta para engravidar – e o rápido ganho de peso. Mesmo com tantas vantagens, Libório admite que a raça ainda enfrenta resistência por parte dos criadores. “No Brasil tem esse mito de que a carne boa é aquela que vem do boi branco, o que é uma grande inverdade. Carne tem uma cor só: vermelha”, declarou.

Fonte: SECOM PMA

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2017
back to top