terça-feira, outubro 03, 2017

Militares do Exército desembarcam em Alagoinhas para treinamento

 terça-feira, outubro 03, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (2), os motoristas que transitavam pela BR 101, próximo à entrada de Alagoinhas, registraram uma retenção no tráfego. Curiosos, alguns desceram dos seus veículos para saber a razão do congestionamento, quando foram orientados por um soldado a retornarem aos carros. Pouco a pouco os condutores perceberam que se tratava de uma bloqueio coordenada pelo Exército Brasileiro.

A situação inédita para muitos, hoje, foi apenas uma das primeiras ações que o Exército Brasileiro, por meio da 6ª região militar realizará até a próxima sexta (6), em Alagoinhas. As atividades simuladas que mobilizam quase 1000 soldados, integram o treinamento de operação de garantia da lei e da ordem pública, e contam com apoio da prefeitura de Alagoinhas.

Ao total 890 soldados vindos de Salvador, Feira de Santana e Aracaju (SE), desembarcaram na cidade hoje pela manhã, para participar do treinamento. A solenidade de recepção às tropas contou com a presença do Prefeito de Alagoinhas Joaquim Neto, do secretários de comunicação Geraldo Melo, e educação Fabrício Faro. Também estiveram presentes os vereadores, Roberto Freire e Cleto da Banana.

Ao longo dos quatro dias de atividades, os militares realizarão patrulhamentos, interdições de área, bloqueio de vias, ações de busca e apreensão e controle de distúrbios, entre outros eventos reais e simulados. O Exército, que trouxe 85 viaturas (caminhões, carros e motos) para a atuação, coordenará as ações com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.

De acordo com o comandante da operação, coronel Cúrcio Neto, a importante etapa do processo de formação militar que está acontecendo pela primeira vez no município não seria possível sem o apoio da Prefeitura, por isso o Exército espera deixar uma contrapartida positiva para Alagoinhas. “Hoje só temos a agradecer ao prefeito Joaquim Neto e todos os órgãos da administração municipal, que estão nos prestando todo o apoio na realização dessa atividade de conclusão de ano da nossa instituição”, explicou. “Por isso queremos, em conjuntos com a PM e a GCM, deixar um legado para a cidade, que é um ambiente mais seguro para a população”.

O comandante Cúrcio, ainda explicou que Alagoinhas foi escolhida para sediar o treinamento por duas razões, a cooperação da Prefeitura, e a vantagem logística que o município oferece por sediar a 2ª Cia. De Suprimentos. Para possibilitar a realização do adestramento militar, a Prefeitura disponibilizou ao exército áreas estratégicas como a sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), antigo Tiro de Guerra, territórios de estações de tratamento e o Parque de Exposições. As atividades militares não causaram transtornos na rotina da população.

“É um orgulho muito grande para nossa cidade receber pela primeira vez uma evento dessa importância, por isso nos empenhamos em prestar todo o suporte e estrutura ao Exército”, explicou o prefeito Joaquim Neto. “Nós entendemos que a grande contrapartida que essa instituição nos traz ao realizar essa operação aqui, é a sensação de segurança para nossa população e a troca de experiências com os nossos agentes de segurança pública, locais, como a PM e a GCM que se tornarão ainda mais qualificados para proteger a nossa cidade”.

O treinamento para realização de operações de garantia da lei e a da ordem (GLO), acontece uma vez por ano, e tem por missão simular uma intervenção na ação de agentes perturbadores da ordem pública, agindo isolada ou coletivamente, que esteja atentando contra o patrimônio público, privado e(ou) impedindo o funcionamento de serviços essenciais à população. A prática garante às tropas, o preparo necessário para reestabelecer as condições de normalidade em áreas urbanas diante de situações de conflito.

Fonte: SECOM ALAGOINHAS

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2017
back to top