quinta-feira, agosto 17, 2017

Índios Kariri Xocó visitam Alagoinhas

 quinta-feira, agosto 17, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Quatro índios da tribo indígena Kariri-Xocó visitaram a cidade de Alagoinhas na tarde de hoje (16). Eles foram recebidos pelos alunos do Colégio Star, onde fizeram palestras, falaram de suas culturas, seus costumes e sua relação com o homem da cidade.

Os alunos do Colégio Star, principalmente os do maternal, receberam os índios com muita atenção e fizeram muitas perguntas sobre o estilo de vida deles na tribo onde vivem. Eles têm uma terra demarcada às margens do rio São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, cuja sede fica em frente à cidade sergipana de Propriá.

Segundo o líder da tribo Iouá Kariri Xocó, há muitos anos havia o risco da extinção das duas tribos, que sofreram perda de terras, obrigando a fusão entre as duas etnias Kariri e Xocó, criando a etnia Kariri-Xocó. A etnia Xocó é de origem do estado de Sergipe, mas se juntou à tribo Kariri e foi viver às margens do rio São Francisco.

Modernos e antenados com o presente, os índios possuem um site na internet -leva o mesmo nome da etnia -, bastante visitado e cuja página principal relata as atividades desenvolvidas por eles Brasil Afora, as visitas às escolas, universidades e comunidades diversas.

“Quando o Brasil foi descoberto a nossa tribo já existia e habitava várias regiões do país, mas hoje somos pouco mais de 5 mil”, conta Iouá. Ele fala bem o português, mas a tribo utiliza uma língua própria pra se comunicar na tribo.

“Nos últimos 100 anos o homem da cidade foi se misturando à nossa comunidade e alguns se casaram com índias nativas da etnia Kariri-Xocó, e hoje já são mais de dois mil oriundos da cidade”, conta ele.

Fonte: Vanderley Soares

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2017
back to top