segunda-feira, agosto 21, 2017

Alagoinhas: Alunos do 9º ano da rede municipal participaram de aulão preparatório para Prova Brasil

 segunda-feira, agosto 21, 2017  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

O último sábado (19) foi de conhecimento e interação para os alunos do 9º ano da rede municipal de Alagoinhas. Estudantes de cinco escolas participaram do Aulão inaugural, no Centro de Cultura da cidade, uma espécie de preparatório intensivo para a Prova Brasil, que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A ação promovida pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) é mais uma inovação no modelo de ensino, com intenção de melhorar a nota do município.

Cerca de 360 alunos das escolas Murilo Cavalcanti, Miguel Santos Fontes, CMA, Irene Andrade Assis e Jairo Azi assistiram palestra motivacional sobre ‘A Importância da Escola e do Conhecimento Para a Sociedade’, ministrada pelo professor Arquimedes Gomes. “Uma iniciativa como essa de romper a rotina envolve os alunos e forma um compromisso social muito importante para cada um deles como cidadão”, disse.

Este modelo foi pensado pelo corpo técnico pedagógico da SEDUC com objetivo de reforçar as aprendizagens do 5º e 9º ano, considerados dois extremos pela diretora pedagógica, Keite Lima. “O Projeto Aprova Alagoinhas vai até novembro com aulas de português e matemática ministradas por professores da Associação de Formação de Professores (ASPE). Além de preparar os alunos nós estamos qualificando os docentes, 46 professores devem passar pelo processo de formação continuada”, explicou Keite Lima.

A meta é mobilizar os estudantes para o entendimento da importância da Prova Brasil e de elevação dos índices do IDEB no município que amarga nota de 3,9 para alunos do 4º e 5º ano e 3,1 para estudantes do 8º e 9º ano. O IDEB é medido a cada dois anos, numa escala de zero a dez, sendo a nota 6 o número esperado como um bom resultado.

“Para a gente tirar essa marca vergonhosa da nossa cidade vamos precisar cuidar melhor da nossa base, por isso é importante começar desde a creche. Eu sou filho de professora e consegui me formar como médico e eu tenho essa obrigação e compromisso de oferecer oportunidade para as crianças e jovens de Alagoinhas. Tem certeza que vamos colocar a educação da nossa cidade em um nível de excelência”, afirma o prefeito Joaquim Neto.

Os alunos aprovaram a iniciativa do Projeto Aprova Alagoinhas, “eu adorei! Achei muito bom. Nós precisamos de preparação e atenção, com esse aulão a gente se sente prestigiado. Para mim que já estou no 9º ano e penso fazer engenharia civil é importante ter uma boa base para alcançar boas notas”, avaliou Gisele Pereira, 15 anos e aluna da Escola Municipal Irene Andrade Assis.

Aproveitando a vinda do curso de medicina para Alagoinhas, o secretário de educação, Fabrício Faro já pensa em qualificar os jovens para o ingresso no ensino médio com uma consciência evoluída da importância de bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Nós conseguimos implantar um curso de medicina na cidade que vai oferecer bolsas para os filhos da terra por meio do ENEM, então já estamos planejando o futuro deles com novas ações educacionais para que eles não precisem sair daqui para estudar”, conta.

Quem vai se beneficiar com a instalação da Faculdade Estácio no município é Hanany Bittencourt, 15 anos, também estudante do Irene. “Eu me surpreendi com a vinda do curso de medicina para cá, e gostei muito da novidade. Eu já me preparo para as provas e adorei ter mais este reforço com o aulão porque quero uma boa nota para a cidade e claro poder conseguir um bom resultado no ENEM futuramente e cursar medicina. Com a faculdade aqui as pessoas não vão mais precisar sair daqui ou passar dificuldade indo e voltando de Salvador”, diz.

No final do aulão os alunos participaram do sorteio de uma bolsa para o curso de inglês do Washington e camisas do projeto. Nas próximas edições os estudantes vão receber mochilas, squeezes e iogurtes doados pela empresa Natural Gourt.

Fonte: SECOM ALAGOINHAS

Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Todos os comentários passam por uma vistoria e só serão aceitos se estiverem cumprindo estas normas; Não serão aceitos comentários com teor ofensivo, difamatório ou contendo palavras de baixo calão.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Termo de Uso-Anuncie-Contato
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2017
back to top